segunda-feira, 28 de setembro de 2015

A Cosmetologia na ótica médica



A cosmetologia  vem ganhando espaço e o enfoque estético é assunto relevante  na ótica médica nos dias atuais.

A pele é um órgão do corpo humano e um dos mais complexos, pois exerce a função de proteção e revestimento. Ela protege o corpo e possui funções sensoriais importantes como: calor, frio, pressão, tato, dor, etc. Além de ter um papel importante na regulação térmica, defesa orgânica e controle do fluxo sangüíneo.  


O cabelo, as unhas e o pêlos fazem parte de seu anexo. A epiderme é uma unidade superficial da pele que exibe a camada córnea, que se assenta sobre um tecido de sustentação fibrilar chamado derme. A derme,  repousa sobre uma camada de  célulo-adiposa que também é conhecida como tecido subcutâneo ou hipoderme.

É importante frisar que o termo cosmético deve ser limitado aos produtos cuja ação é superficial, sem nenhum caráter terapêutico. É fundamental que o cosmético não penetre na estrutura celular  mantendo sinergia com o sistema circulatório. Toda ação em profundidade sobre a nossa pele, com produtos que venham a  alterar a estrutura celular, passa a ser da alçada do médico e deve ser indicado como medicamento.

Diminua a desidratação da pele evitando as agressões e os fatores externos utilizando produtos que corrigem e restabelecem o equilíbrio biológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário